Aproximação à 05 LPMA

Procure aqui uma resposta a algum problema encontrado com a utilização do Madeira Islands. Se achar que o seu problema é genérico e pode interessar a outras pessoas, coloque a questão aqui !
Pedro Oliveira
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Post by Pedro Oliveira » Mon Nov 07, 2005 3:50 am

Ainda referente às aproximações à pista "05" da Madeira, estive a dar uma vista de olhos ao <i>PDF</i> com o <i>tutorial</i> que aqui foi indicado, com algumas das aproximações ditas mais interessantes de efectuar:

Princess Juliana (TNCM)
Santos Dumont (SBRJ)
Innsbruck (LOWI)
Kai-Tak (VHHH)
Madeira (LPMA)

A aproximação ao aeroporto Princess Juliana não tem uma dificuldade especial, apesar de haver uma estrada imediatamente antes do início da pista.

A dificuldade de uma aproximação depende muito da aeronave que a vai efectuar. Por exemplo, a aproximação em "<i>Circling</i> <i>LCTR-DME</i>" para a pista "28" do aeroporto da Horta (LPHR), nos Açores, representa pouca dificuldade para uma aeronave ligeira, ao passo que para um <i>A320</i> já é uma tarefa menos fácil, sobretudo se a visibilidade for fraca e a volta final for feita já próxima do <i>MAP</i> ("<i>Missed Approach Point</i>")...

Quanto aos "aeroportos perigosos", julgo que há um, de facto, que é mesmo perigoso. Conhecem o St-Barthelemy (TFFJ)?

[img]C:\TFFJ.JPG[/img]

É claro que não aterram lá A320s, mas, mesmo para um Dash-8, parece uma tarefa impossível...

Outro que pouco fica atrás é a aproximação "<i>IGS</i>" à pista "01" a Lugano (LSZA), na Suiça, com o seu gradiente de descida de 6,65º na fase inicial e mais de 11º na final-curta para apanhar a ladeira do PAPI; e aterram lá BAe 146-300s, aeronaves a jacto pouco mais pequenas que um Boeing 737 certificadas para descidas tão abruptas como esta.

A aproximação a London City (EGLC) também é famoso, mas ainda assim menos difícil.

Das aproximações aqui apresentadas, direi que a única que é constantemente perigosa (independentemente das condições atmosféricas e das aeronaves que a operam) é a aproximação final a St-Barthelemy por cima do monte (ver foto). As restantes são apenas mais ou menos difíceis... consoante as aeronaves que as efectuam (e as condições atmosféricas, é claro!)

Enquanto que a perigosidade de um aeroporto ou pista é algo de mais concreto ou absoluto, a dificuldade das aproximações é, pois, muito mais relativo [:)].

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira
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Post by Pedro Oliveira » Wed Nov 09, 2005 2:06 am

(O moderador poderá apagar as minhas 2 anteriores respostas, pois esqueci-me de colocar as fotos pretendidas)!

Agora sim, as imagens seleccionadas! Em vez de fazer <i>upload</i> tinha utilizado um comando <i>URL</i> para uma pasta local (é já do cansaço da hora [xx(]):

Aqui vão mais alguns pequenos <i>JPEG</i> com alguns dos aeroportos mais difíceis de operar, dois deles em Portugal, para mostrar que a Madeira não é assim comparativamente tão difícil nem "periogoso" quanto por vezes se julga ou se pretende fazer crer:

St-Barthelemy, Ilhas Caraíbas (TFFJ)
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Lugano, Suíça (LSZA)
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London City, Londres (EGLC)
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Horta, Ilhas Açores (LPHR)
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São Jorge, Ilhas Açores (LPSJ)
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Santos Dumont, Rio de Janeiro (SBRJ)
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Quito, Equador (SEQU)
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La Palma, Ilhas Canárias (GCLA)
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La Gomera, Ilhas Canárias (GCGM)
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Innsbruck, Áustria (LOWI)
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Kai-Tak, Hong-Kong (VHHH) - desactivado
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Funchal, Madeira (LPMA)
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Como foi dito, a dificuldade das aproximações depende imenso das aeronaves que as operam e das condições atmosféricas, para além das categorias de aproximação, condição das aeronaves, etc...

A aproximação à pista "10", St-Barthelemy (TFFJ), é, provavelmente, a única que, independentamente das condições atmosféricas e das aeronaves que nela operam, apresenta um perigo constante. Ao pé dela, a Madeira (para as mesmas condições) parece muito mais segura.

Desmistifique-se, pois, e de vez, o pós-conceito de "insegurança" em relação ao aeroporto da Madeira. O aeroporto da Madeira, LPMA, (na configuração actual) é bastante seguro, de facto.

Pedro Oliveira

PS: Há, ainda, muitas mais aproximações por todo o globo que apresentam algum grau de dificuldade relevante, incluindo em aeroportos internacionais, como seja a final para a pista "13L" (KJFK) em volta. Contudo, se acharem pertinente indicar mais alguma aproximação com algum grau de dificuldade acrescido, não hesitem em responder... [;)]

NOTA: as imagens foram retiradas do sítio Airliners.net e reduzidas em tamanho. Mantêm, portanto, os seus respectivos direitos de autor.

Pedro Oliveira
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Post by Pedro Oliveira » Wed Nov 09, 2005 4:22 pm

Deixo, ainda, as 2 cartas (Jeppesen) fundamentais de aproximação final ao aeroporto da Madeira (pista "05"): "13-1" e "13-1A", para quem ainda não as tiver e quiser orientar-se, para fazer as suas aterragens no cenário <i>Madeira Islands</i>, no <i>FS2004</i>:

ImageImage

Espero que ajude.

Pedro Oliveira

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