SBuilder

General discussion about Scenery Design. Questions about SBuilder for Flight Simulator FS2004.
Celso de Almeida Junior
Posts: 13
Joined: Sun Apr 18, 2004 12:21 pm
Location: Brazil

SBuilder

Post by Celso de Almeida Junior » Tue May 04, 2004 3:08 am

Caro Luís:

Com um certo atrazo, pois a minha cópia do FS2004
estava com problemas. Instalei nova cópia hoje.
Contudo o SBuilder não executa: "Run-time error '76'.
Path not found.
Alguma dica?

Um abraço, Celso.

Celso Junior

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Tue May 04, 2004 7:45 am

Celso,

Sinceramente não sei. Poderá ser que o o registo do Windows não conter o path do FS2004, ou poderá ser uma das tools que falte na pasta Tools.

Luis

Celso de Almeida Junior
Posts: 13
Joined: Sun Apr 18, 2004 12:21 pm
Location: Brazil

Post by Celso de Almeida Junior » Tue May 04, 2004 8:16 pm

Luís, viva:

Meu amigo, siguinte:
1) É possível que o SBuilder não esteja encontrando o FS2004.
Minha cópia está instalada em D:\FS2004, não no diretório
default da instalação do programa.
2) Outra coisa: pode estar faltando algum runtime da Microsoft.
Minha versão do Windows é XP Pro.
3) Onde consigo copiar a versão do SBuider 1.03, para comparar?
4) Quanto tempo devo aguardar para que o SBuilder copie os bitmaps?
Depois que clico no OK da janela de aviso é que aparece a
janela de erro.

Luís: espero que as considerações acima ajude-o a ajudar-me.

Ao que parece, não estão faltando arquivos auxiliares. Instalei
o SCASM 2.91 na pasta Tools e copiei o Connect para a pasta
Modules.

Um abraço

Celso Junior

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Tue May 04, 2004 8:39 pm

Celso,

Verifique o registo do Windows e veja se a chave seguinte contem o local que me diz (D:\FS2004)

FSpath = ""
FSpath = regQuery_A_Key(HKEY_LOCAL_MACHINE, _
"Software\Microsoft\Microsoft Games\Flight Simulator\9.0", _
"EXE Path")
A$ = ""
A$ = Dir(FSpath + "\scenery.cfg")
If A$ = "" Then
X = MsgBox("FS2004 does not exist in this computer!", 16, AppTitle)
End
End If


Luis

Celso de Almeida Junior
Posts: 13
Joined: Sun Apr 18, 2004 12:21 pm
Location: Brazil

Post by Celso de Almeida Junior » Wed May 05, 2004 9:53 am

Caro Luís:

Você está me superestimando.
Não sei como encontrar nem como
acessar esse registro do Windows.
O texto me parece linhas de
programação Basic.
Desculpe a minha ignorância.
Grato por seu tempo, um abraço

Celso Junior

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Wed May 05, 2004 10:14 am

Celso,

REGEDIT.EXE na pasta do Windows ou do System. Examinador do registo. Corra e procure na chave indicada! Tem que estar lá D:\FS2004

Luis

Celso de Almeida Junior
Posts: 13
Joined: Sun Apr 18, 2004 12:21 pm
Location: Brazil

Post by Celso de Almeida Junior » Thu May 06, 2004 8:10 am

Viva, Luís: [:)]

Não precisa ficar impaciente.
Tanto tempo que eu não usava o
Regedit que tinha me esquecido.
Tudo bem, bateu:
Exe path > D:\FS2004

E agora? [?]



Celso Junior

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Thu May 06, 2004 9:12 am

Olá Celso,

Path not found [?] É logo no inicio? O programa chegou a criar copias dos bitmaps landclass numa pasta /sbuilder/bmps/ ? Alguma vez correu no seu PC?

Na realidade faltam-me ideias! Não sei o que possa ser!

Luis

Celso de Almeida Junior
Posts: 13
Joined: Sun Apr 18, 2004 12:21 pm
Location: Brazil

Post by Celso de Almeida Junior » Fri May 07, 2004 8:15 am

Caro Luís: [8D]

Tudo bem, obrigado por seu empenho
e prestimosa atenção.
Não, o programa não chegou a copiar
os bitmaps na pasta. Voltando à vaca fria,
como diria o velho Machado de Assis, [:D]
o SBuilder não está achando o FS2004.
Também estou achando inusitado.
Vou continuar a pesquiza, e então
retorno ao site.

Muito grato, um abraço [:)]



Celso Junior

Celso de Almeida Junior
Posts: 13
Joined: Sun Apr 18, 2004 12:21 pm
Location: Brazil

Post by Celso de Almeida Junior » Fri May 07, 2004 11:34 pm

Viva, Luís: [:D]

Mea culpa. My "default". [:o)]

A minha primeira instalação do FS2004
foi "Express". O SBuilder estava encontrando
o FS2004, mas não os bitmaps, que não
estavam presentes (ou compactados).
Com instalação "Full", tudo resolvido.

Minhas humildes desculpas por ter tanto
apoquentado você, e tomado seu valioso
tempo. Só espero que essa experiência
venha a ser útil para outros usuários. [:I]

Um abraço, seja sempre meu amigo
[:)]

Celso Junior

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Mon May 10, 2004 11:07 am

Viva Celso,

Ah! Nunca me lembraria disso! Se eu fosse um programador a sério, colocaria códigos de erros em todas as rotinas. Se assim fosse vc me teria dito - obtive o erro: "Copia de bitmaps falhou!"

Obrigado pelo teste!

Luis

Celso de Almeida Junior
Posts: 13
Joined: Sun Apr 18, 2004 12:21 pm
Location: Brazil

Post by Celso de Almeida Junior » Fri May 14, 2004 3:37 pm

Caro Luís: [:)]

Então, está tudo bem. Você é um programador sério.
Atualmente estou dedicado à produção de Mesh Terrain.
Estou terminando Portugal & Espanha. Logo lhe enviarei,
por via postal, um cópia, para sua apreciação. Sua
opinião me será um valioso guia.
Em seguida, estou planejando usar o SBuilder para
correção de FS default das linhas costeiras, lagos e
rios, por exemplo. Acho que seria uma lacuna, a preencher.
Os cenaristas estão mais preocupados com aeroportos.
Tudo bem. Mas creio que deveríamos começar algo em
relação ao landscape. Considero a aplicação de landclass
um non sense, principalmente considerando:
1) O landclass do FS2002/2004 já são bastante bons.
2) Os bitmaps de landclass regionais específicos
disponíveis são de péssima resolução. À relativa
baixa altitude, fica tudo borrado; ou então
aqueles retângulos verdões. [V]

É isso aí. Um abraço, Celso.

PS.: Se você preferir, passo â redigir, dentro
do fórum, em inglês.


Celso Junior

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Sun May 16, 2004 12:26 am

Olá Celso,

Dentro de dias farei um upload de um projecto baseado na "WorldWide Land Use Database".

Luis

Anders D
Posts: 2
Joined: Fri May 21, 2004 6:27 am
Location: Sweden

Post by Anders D » Fri May 21, 2004 7:22 am

Hello
First i really enjoy working with Scenery builder... a great piece of software.

Iam working with a scenery containing LWM polygons only and i have found a few problems:
1. when compiling scenery stretching more then one Cell the scenery is not showing in FS... but still visible if i check the BGL using LWMviewer..work around at this moment is to slice all polygons that stretch over Cell boundary and only select polygons in the same Cell when compiling.

2. i get unwanted fills in random areas (see attached screenshot).. work around is to hand edit source file and recompile.

Image

3. complex polygons fails to compile in desired shape (see attached screenshot).. work around edit polygons to less complex shape.

Image



Image


and to the wish list i would like to add a tool to slice polygons.

if the project file is needed i can send it by mail.


//Anders

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Fri May 21, 2004 10:18 am

Hello Anders,

Thank you for the feedback.

I am happy to tell you that there was a bug (or something that I did not know when I wrote the BGL generation) and that I have a version that solves one of your problems.

FS only accepts cells in the order "left to right top to bottom". In present version the order of the cells (you can see them looking to SCASM intermediate file) is the order of polygon (or line) creation. In version 1.06b available at:

http://www.ptsim.com/downloads/sb106b.zip

I have reordered the cells prior to compilation. Now they appear in LWMViewer TMFViewer (not before) and in FS.

For the second problem I have to say the following. I am using polygon spliting when cross different areas. In the case of VTP polygons I further split them in triangles. But I have already found an error similar to the one you show (a wrong whole fill). One problem could be the validity of the polygon. No edge can cross another edge. Is that your case? Another thing (although I am using double precision numbers) is a point very near the grid line. When I wrote the routines I tried to check all possible situations. I would not like to go over the code again. I would prefer to change the position of a point to avoid the problem.

If you can send me a simple polygon where the situation happens, then I could try to correct the bug.

Regards, Luis

Post Reply