Help in Portuguese

General discussion about Scenery Design. Questions about SBuilder for Flight Simulator FS2004.
prmp
Posts: 100
Joined: Tue Jun 07, 2005 9:35 am
Location: Brazil

Help in Portuguese

Post by prmp » Tue Jun 07, 2005 9:38 am

Hi do you have help or tutorial in POrtugese?
I try to make photoreal scenery with Sbuilder but I can´t do it.
I use TerraBuilder for that.
If you can help I will be happy.
Thanks
Paulo Ricardo
Brasil

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Tue Jun 07, 2005 10:29 pm

Olá Paulo,

Infelizmente eu não tenho um Help em Português! Parece incrível mas é verdade. A razão é esta: 1 - fiz o SBuilder para realizar os meus projectos; 2 - quando coloquei o SBuilder disponível para outros cenaristas tive um trabalho extra de escrever um Help o que, diga-se, deu um enorme trabalho. 3 - se tivesse escrito em Português, o Sbuilder seria utilizado por poucos cenaristas (2 ou 3 portugueses, 2 ou 3 dezenas de brasileiros, e por ai ficavamos!).

Pode ver no Forum que existe um Help em Espanhol. Não sei como o autor o fez. Se voce, ou alguém que estiver a ler, quizer fazer uma tradução eu posso fornecer a source do Help que é um documento HTML.

Um abraço, Luis

prmp
Posts: 100
Joined: Tue Jun 07, 2005 9:35 am
Location: Brazil

Post by prmp » Wed Jun 08, 2005 12:03 am

Obrigado pela resposta.
Sem problemas.
Estou fazendo São Paulo photoreal em sua totalidade, não sei se vc conhece
a cidade aqui no Brasil, a foto é muito grande tive que dividir em 2
fotos para pode caber tudo cada uma tem 12000*12000, fiz o donload
do seu programa FREE, e não estou conseguindo usar pois quando mando ele fazer o BGL somente está abilitado o Start FS9 o resto está uncheck qual o macete pra isso ou tem que pagar, não entendi bem.
Se vc puder me ajudar agra deceria muito.
O unico tutorial que vc tem é aquele do IslandTutorial?
Obrigado
Um abraço
Paulo Ricardo

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Wed Jun 08, 2005 1:25 am

Viva Paulo,

Vi há dias na AVSIM uma referência a um cenário fotográfico do Brasil. Julgo que seria seu mas não estou seguro. Apenas conheço São Paulo de passar por lá a caminho do Rio (minha mulher é carioca).

Se voce colocou a foto no SBuilder e a calibrou. Se depois voce criou tiles definindo os mosaicos que quer que o SB crie (eles aparecem como uma quadriculado por cima da foto). E, se no fim, apenas aparece a box "Start FS" na janela de compilação, então o mais provável é que voce não tenha os tiles SELECCIONADOS. Tudo, linhas, fotos, meshes, etc, pode estar SELECCIONADO ou NÂO. Apenas o que é seleccionado pode ser compilado. Desta maneira voce pode gerar BGLs parciais, seleccionando apenas o que quer que seja convertido para um BGL.

Luis

prmp
Posts: 100
Joined: Tue Jun 07, 2005 9:35 am
Location: Brazil

Post by prmp » Wed Jun 08, 2005 3:53 am

Olá
Obrigado pela força.
O Paulo dos cenarios photoreal sou eu mesmo.
Acho que estou emburrecendo não consigo fazer nada ainda.
Vou tentar explicar o como quero fazer.
Gostaria de fazer uma parte desse cenario em Alta resolução e somente achei isso no seu programa.
Estou começando como sempre começo abrindo o FS e pegando as coordenadas <b>NW SE</b>
como na foto abaixo
Image
depois converto essas coordenadas no <b>Tcalc2004</b>.
Abro o seu programa e coloco new, nome projeto e a coordenada central
ai vou em Map e coloco essa foto acima, ai ele me pede para calibrar, vem ai a primeira duvida essa calibação são as coordenadas NW SE correto ? pelomenos foi o que fiz e passo pra frente, depois clico em
photo ai me aparece os quadriculados vermelhos, depois não sei para onde ir qual seria o proximo passo.
se puder dar um breve explicação agradaceria.
Um abração
Paulo Ricardo
Mando uma fotos abaixo do que estou fazendo no momento
Image

Image

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Thu Jun 09, 2005 3:04 am

OK Paulo,

Parece que você tem as coordenadas dos pontos extremos do seu mapa. Uma para NW e outra para SE.

Então entre as coordenadas NW que possui em P1 e as de SE em P2. Nada mais é preciso. Repare que os pixeis de P1 estarão em 0,0 indicando o canto superior esquerdo e os de P2 indicam o tamanho da imagem ou seja o canto inferior direito.

Depois passe com o rato por cima da pista e veja se as coordenadas mostradas na barra de estados coincidem com as que você tem para pista. Isto é: confirme sempre a calibração que fez.

Depois de entrar na ferramenta "Photo" basta clicar nos quadrados para criar um Tile. Clicando uma segunda vez o Tile é apagado. Quando tiver colocado os Tiles todos, seleccione e compile.

Boa Sorte, Luis

prmp
Posts: 100
Joined: Tue Jun 07, 2005 9:35 am
Location: Brazil

Post by prmp » Thu Jun 09, 2005 8:24 pm

Olá
Td bem ?
Mais uma vez obrigado pela força
Fiz o que vc explicou acima
A foto está lá com as coordenadas cliquei em PHOTO como vc disso mas
e a apreceu os quadriculados vermelhos mas quando clico com o mouse em cima do Tiles (quadriculados vermelhos )não acontece nada, tenho que clicar no icone FILL? ou outro antes ?
tentei no fill mas não faz copilação pois fica td uncheck.
Obrigado mais uma vez
Abraço
Paulo Ricardo
Image

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Fri Jun 10, 2005 12:15 am

Paulo,

Você precisa de ler a parte do Help sobre fazer cenário fotográfico. É assim: quando tem o mapa calibrado (parece que esse passo já está) você apenas clica no botão que diz "Photo". Escolha VTP Layer=5 (mais tarde poderá alterar isto) e escolha as estações do ano (para começar apenas SU). Quando clicar no meio de um destes quadrados com linhas vermelhas deverá aparecer um quadriculado sobre o quadrado. Se isso acontecer, você terá acabado de criar um "Tile" fotográfico. Continue a fazer os Tiles. E veja a minha resposta anterior.

DICA: logo que calibrar o mapa pode exportar o projecto. Isso cria um ficheiro com extensáo SBX. Envie-me por email. Pode ser que o SBuilder não esteja a funcionar bem no hemisfério sul. Eu verificarei caso me envie o pequeno SBX. Não precisa de enviar a imagem!

Luis

prmp
Posts: 100
Joined: Tue Jun 07, 2005 9:35 am
Location: Brazil

Post by prmp » Fri Jun 10, 2005 3:52 am

Olá
Obrigado
Não vai! to quase desistindo![:(]
Já li todo o seu manual help!!!!
Acho que meu erro é na calibragem tenho quase certeza disso!
estou pegando a coordenada no FS mudando no TCalc2004_v2_0
estou usando a DD MM SS ss
-23 38 17.0263099343357
-46 38 28.5455191416827
Está correto ? ou é DD MM mm ou DD dd ?
quando MAP PROPERTIES aparece clico em CALIBRATE
e faço como vc falou P1 clico depois P2 e depois
clico em calibrate ai a foto desaparece.
Até consegui fazer a calibragem e a foto apareceu mas os preenchimento do title somente faz em 2 titles e nos outros me da um aviso
there is no photo under this title.
Tento fazer um bgl assim mesmo mas ainda está td uncheck
Me erro com certeza é ai na calibragem.
Se puder me ajudar agradeço.
Abraço
Paulo
Mandei o file que vc disse no seu e-mail
Image

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Fri Jun 10, 2005 7:05 am

Paulo,

Não desista! Vai ver que de repente tudo fica simples! Eu não percebo por que razão voce pega coordenadas no FS e passa elas pelo TCalc!!!

Voce tem um bitmap fortografico? certo?

O bitmap corresponde a uma projecção geográfica usando o datum WGS84? certo?

Você sabe as coordenadas de 2 pointos? certo?

Ou

você sabe a latitude do bordo norte?
Latitude do bordo sul?
Longitudes dos bordos este e oeste? Certo?


Se sabe os 4 bordos basta introduzir manualmente nas caixas Lat/Lon do ponto 1 (NW) e do ponto 2 (SE) sem mexer nas caixas de pixeis!

Repare que o canto NW tem pixeis (0,0) e o canto SE tem pixeis, digamos que a sua imagem é 10000 por 12000, (10000, 12000). Ou seja, quando a janela abre aparece 0 0 para o ponto 1 e o numero de linhas e o numero de colunas do seu mapa para o ponto 2.

Cada quadrado no seu shoot tem cerca de 1,2 km! Ora São Paulo é uma cidade enorme e o mapa teria que cobrir uma area muito maior! Vou ver se recebi alguma coisa no correio para dar uma olhada!

Luis

prmp
Posts: 100
Joined: Tue Jun 07, 2005 9:35 am
Location: Brazil

Post by prmp » Sat Jun 11, 2005 9:41 pm

Olá
Mais uma vez obrigado pela força.
Mas não estou conseguindo achar de jeito nenhum o *.Bgl
ja tentei tudo li seu help mas nada não acho ou não aparece.
Não tenho nem ideia do que pode ser, pois na hora de copilar abilitei
tudo High res etc... as texturas aparecem mas o bgl não.
no properties abilitei assim
BGL1ProjectFolder=C:\GOL\AutoAsm\scenery
BGL2ProjectFolder=C:\GOL\AutoAsm\scenery
Abração
Paulo

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Sun Jun 12, 2005 12:39 am

Paulo,

Não habilite High Res!!! Somente VTP photo!!! Vamos por partes!!!

O BGL é criado na pasta ..\sbuilder\tools\work\

e caso voce tenha seleccionado a caixa "Copy BGL files ..." ele é copiado para o 2º BGL folder!

Para saber qual é o 2º BGL folder voce clica com o rato direito numa zona do ecra onde não exista nada para ganhar acesso às propriedade do projecto. Então, nas propriedades, você encontra um separador "Folders". Lá você pode declarar (ou ver) onde é o 2º BGL folder.

ATENÇÃO - este segundo BGL folder não pode ter uma pasta irmã de texturas! As texturas aparecem na mesma na pasta ..\sbuilder\tools\work\ e caso voce accione "Copy bitmaps ..." são copiadas para a pasta standard ..\fs9\scenery\world\texture\

Luis

prmp
Posts: 100
Joined: Tue Jun 07, 2005 9:35 am
Location: Brazil

Post by prmp » Sun Jun 12, 2005 9:14 am

Olá
Td bem ?
Finalmente consegui fazer o Bgl ele me gerou as texturas e o
Bgl com esse nome SaoPaulo1_VTPH.BGL até parecia td certo, então coloquei no FS, e ai para minha surpresa, na hora que está load o cenario em 60% o FS simplemente se desliga e a acabou[:(!]
ja viu isso ?
em photo properties tem que estar em 1.2 correto ? 2.4 é high res ?
Obrigado
Abração
Paulo

prmp
Posts: 100
Joined: Tue Jun 07, 2005 9:35 am
Location: Brazil

Post by prmp » Mon Jun 13, 2005 8:26 pm

Olá
Td bem ?
Para fazer um cenario High REs pode ser uma foto grande 12000*12000 ?
e para fazer em ala resolução é o mesmo processo da 4.8pix? qual a diferença ? depois de calibrar a photo e criar o titles o que fazer ?
Um abraço
Obrigado
Paulo

User avatar
Luis Sa
Posts: 1736
Joined: Sun May 18, 2003 11:17 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Luis Sa » Mon Jun 13, 2005 10:31 pm

Paulo,

Atenção! Como lhe disse voce mesmo que apenas queira fazer alta resolução deve testar e criar o cenário "foto VTP" em primeiro lugar e testar se funciona certinho.

Só depois você vai querer criar o de alta resolução. Se criar apenas este sem o "foto VTP" vai ter um resultado mau. Isto por que o cenário de lata resolução só se vê quando se está perto! O "foto VTP" vê-se sempre. Por isso voce vai ter que ter os 2 gerados a partir da mesma imagem. Assim voce não notará nada quando o FS muda de um para outro.

Se o o seu PC é rápido e tem muito memoria, poderá tentar usar a imagem de uma vez só. Se fosse eu, dividiria a imagem. Mas eu estou habituado a calibrar as imagens e não teria problemas.

Quanto a "VTP#, 1,2 ou 2.4 é apenas o seguinte:

VTP - bitmaps de 256 x 256 para um quadrado de 1,2 KM de lado e nenhum impacto nas frames
2,4 - bitmaps de 512 x 512 para o mesmo quadrado no chão.
1,2 - bitmaps de 1024 x 1024 para o mesmo quadrado no chão.

Luis

Post Reply