Project Lisbon Photoreal v4.0

Procure aqui uma resposta a algum problema encontrado com a utilização do Portugal Terrain. Se achar que o seu problema é genérico e pode interessar a outras pessoas, coloque a questão aqui !
Post Reply
Pedro Oliveira
Posts: 61
Joined: Mon Mar 21, 2005 9:37 am

Project Lisbon Photoreal v4.0

Post by Pedro Oliveira » Sun Apr 23, 2006 10:29 pm

Já está disponível a versão 4.0, que inclui texturas nocturnas e sazonais. Em vez do "Resample" do FS2004 SDK, usa polígonos VTP. O trabalho do terreno foi realizado com o SBuilder do Luis. Como sempre, funciona na perfeição com o Portugal Terrain.

Pedro M. Oliveira

herlander
Posts: 41
Joined: Mon Jul 04, 2005 4:09 pm
Location: Portugal

Post by herlander » Mon Apr 24, 2006 4:55 pm

O caro Pedro Oliveira está verdadeiramente imparavel![:D]

Agora, tenho algumas duvidas q já vêm dos updates anteriores:

1) No FS, ao ir directamente para LPPT, os aviões ficam suspensos "no ar" e algumas texturas do chão não ficam fixas, vão-se movendo conforme a direcção do avião em uso e provoca 'ground crash' do genero: saio do gate e ao dirigir-me para o taxiway, o avião "choca" com qq coisa invisivel...

(Se por ex. for para Faro em 1º lugar e depois para LPPT, este problema deixa de existir, se bem q tenho problemas com sobreposição nas texturas das runways...)

2) Nesta v.4 a inclusão do foto-real, da-nos o contorno de Lisboa como ela é na realidade, o q é um "regalo"[:)], mas toda essa zona adicionada fica imersa em negro profundo quando é de noite...

Se o Pedro não se importar de me dar umas dicas para a resolução destes "problemas" ficaria imensamente grato.

É bem provavel q me tenha escapado qq coisa no install...

Abraços

Pedro Oliveira
Posts: 61
Joined: Mon Mar 21, 2005 9:37 am

Post by Pedro Oliveira » Tue Apr 25, 2006 12:12 am

Os problemas que reporta, pelo que me parece, devem-se a uma possível má instalação. Para mais, no FS2004, quando falta uma textura fotográfica de cenário VTP no sítio certo, o resultado é um "crash" instantâneo. As texturas fotográficas, por exemplo, não vão para dentro da pasta tradicional "texture" do PLP, mas sim para "(...)\(FS2004)\Scenery\world\Texture". Mas não é necessário (nem recomendado) fazê-lo de forma manual.

O que eu aconselho é seguir a instalação EXACTAMENTE como está descrita no ficheiro "leiame.pdf". Muitas vezes as pessoas (eu próprio também [:)]) não têm paciência para ler os manuais dos produtos. Neste caso, a instalação é muito simples, mas precisa de ser bem feita. É necessário desinstalar toda e qualquer versão anterior do PLP, antes de iniciar uma nova. Aconselho, tal como está explicado no documento, a fazer "copy" + "paste" das duas pastas principais "scenery" e "texture" descomprimidas, para dentro da pasta principal do FS2004, em vez de tentar copiar pasta por pasta. Como elas têm uma estrutura hierárquica especificamente bem definida, é preferível deixar o "paste" das pastas (que contêm sub-pastas e ficheiros) fazê-lo de forma automática. É muito fácil.

Ah, e verificar se o PLP está num nível hierárquico superior ao Portugal Terrain... Mas isto está explicado no documento, também [;)].

Um abraço.

Pedro M. Oliveira

Pedro Oliveira
Posts: 61
Joined: Mon Mar 21, 2005 9:37 am

Post by Pedro Oliveira » Tue Apr 25, 2006 12:20 am

Image



Image



Image

herlander
Posts: 41
Joined: Mon Jul 04, 2005 4:09 pm
Location: Portugal

Post by herlander » Wed Apr 26, 2006 1:34 pm

Obg Pedro pela atenção, mas na realidade estou um pouco baralhado com o metodo de instalação...

Nas instruções diz para pôr as pastas Scenery e Texture (q estão no folder Install -> Main 2004 Folder) dentro da pasta principal do FS... mas, no meu caso, se o directorio fôr [C:\Program Files\Microsoft Games\Flight Simulator 9] evidentemente já existem 2 pastas com esses nomes e não me parece q seja desejavel substituir as mesmas...

Logo, fui pondo manualmente o conteudo de cada pasta no seu sitio especifico, por ex. [PLP v4.0/Install/Main FS2004 folder/<u>Scenery/Eurw/Scenery</u>] ou [PLP v4.0/Install/Main FS2004 folder/<u>Scenery/World/texture</u>] etç...

O PLP pus no Addon Scenery e activei-o no FS como 1º cenario hierarquico...

Ou seja...o q me está a baralhar o meu unico neuronio [:)] é a questão de pôr as 2 pastas Scenery e Texture no directorio do FS9...

Será [C:\Program Files\Microsoft Games] e activa-lo a partir daí? É q o PTT tb se auto-instalou nesse directorio e não dentro da pasta especifica do FS9...

Uff... desculpe lá esta baralhação, mas é q o cenario está espectacular e gostaria de o ter instalado correctamente para usar e abusar...[;)]

Abraços

Pedro Oliveira
Posts: 61
Joined: Mon Mar 21, 2005 9:37 am

Post by Pedro Oliveira » Wed Apr 26, 2006 4:31 pm

Olá,

Aí é que está: O facto de essas pastas já existirem no FS2004, não tem qualquer problema. O que o Microsoft Windows faz é adicionar a essas pastas já existentes os ficheiros novos relativos à instalação do PLP, e substituir (automaticamente) os ficheiros antigos do FS2004 pelos novos do PLP. É mesmo muito simples, tão linear quanto isto. O Windows funciona assim.

Pode instalar as pastas do PLP propriamente ditas, que referiu, no "Addon Scenery" e activá-lo no FS2004 a partir desse local. Mas isto é complicar o que é simples.

No manual ("leiame.pdf") está escrito que basta descomprimir o conteúdo com a estrutura hierárquica predefinida (daí a opção funcional "use folder names" do WinZip) para uma drive local (para o "Desktop" do Windows, por exemplo); e depois, entrar em "...\"Install"\"Main FS2004 Folder" e fazer "copy" + "paste" dessas 2 pastas ("scenery" + "texture") para dentro da pasta principal do FS2004. É tão linear que até "engana" alguns... [;)]

Fazer "copy" + "paste" é tudo o que é preciso.

Agora, se quiser fazer backup dos ficheiros que o PLP substitui, então terá de, manualmente, ir à estrutura do FS2004 e fazer os backups, mas tal não vejo ter grande vantagem...

Abraço.

Pedro Oliveira

Jose Candido
Posts: 2
Joined: Sun May 11, 2008 7:22 pm
Location: Portugal

Post by Jose Candido » Sun May 11, 2008 7:36 pm

Caro Pedro Oliveira
Tento instalar o PLP V4.1 como está nas instruções e não consigo que no ADD do Fs9 ele reconheça o PLP como cenário. Se tentar pelo scenery.fsg apenas abro o FS ele diz que não encontra a área X.
Tenho o PTT e o novo Lisboa 2008 da Aerosoft, mas.
Ao instalar o PLP extraí, Install, main Folder F224. Abri o interior deste ficheiro, seleccionei o ficheiro Scenery e Textures ao mesmo tempo e fiz paste por cima da Pasta Flight Simulator 9. Dentro da pasta Scenery do Fs9 aparecem os 4 ficheiros, entre ele o PLP. Quando vou ao ADD, ao passar por cada um deles, ele abre imidiatamente o caminho para validar o cenário, ( Base p.ex.) mas nada acontece no PLP.
Que estou a fazer de mal, Pedro?

dnunes
Posts: 21
Joined: Sun Oct 17, 2004 3:04 am

Post by dnunes » Sun May 11, 2008 11:11 pm

Será que posso depreender desta mensagem que é possível compatibilizar o PLP com o Aerosoft Lisboa 2008? Isso seria óptimo, pois o Lisboa 2008 está muito bom, mas o cenário à volta fica muito pobre. Tenho ainda problemas com o aspecto do terreno na parte Sul do aeroporto, onde aparecem vários "montes". Já coloquei essa questão noutra parte do Forum.

Cumprimentos,

Jose Candido
Posts: 2
Joined: Sun May 11, 2008 7:22 pm
Location: Portugal

Post by Jose Candido » Sun May 11, 2008 11:54 pm

Quase de certeza. Aliás aquando da instalação o Programa pergunta se utiliza algum SRTM mesh , que se não me engano corresponde ao PLP.

Post Reply